STF inicia esta semana julgamento do núcleo 2 da trama golpista

STF inicia esta semana julgamento do núcleo 2 da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal analisará caso de seis réus acusados de elaborar “minuta do golpe” e dificultar votos de eleitores

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) iniciará na próxima terça-feira (9) o julgamento de seis réus que compõem o chamado núcleo 2 da trama golpista, relacionada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os acusados enfrentam graves denúncias, incluindo a elaboração da “minuta do golpe” e ações para obstaculizar o voto de eleitores.

A sessão, convocada pelo presidente da Turma, ministro Flávio Dino, atendeu ao pedido do relator ministro Alexandre de Moraes, após a conclusão da fase de instrução processual, que incluiu diligências e apresentação das alegações finais pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e defesas.

Os seis réus que compõem este núcleo são:

* Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal
* Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor internacional da Presidência
* Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva do Exército e ex-assessor presidencial
* Marília Ferreira de Alencar, delegada e ex-diretora de Inteligência da PF
* Mário Fernandes, general da reserva do Exército
* Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF

Segundo a PGR, o grupo é acusado de crimes graves, incluindo tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou evidências documentadas em conversas por aplicativos de mensagens e arquivos eletrônicos. Um fato relevante foi a confissão do general Mário Fernandes ao STF sobre sua autoria no plano denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que visava romper com as estruturas democráticas do país.

O cronograma do julgamento foi estabelecido para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro, com sessões matutinas e vespertinas. Até o momento, 24 réus já foram julgados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros integrantes dos núcleos 1, 3 e 4. Apenas o empresário Paulo Figueiredo, do núcleo 5, ainda aguarda a apreciação da denúncia.

A PGR solicitou, além das punições cabíveis, a fixação de multa para reparação dos danos causados. O caso representa mais um capítulo importante no processo de responsabilização dos envolvidos na trama golpista.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS