O senador Ciro Nogueira confirmou em Nova York que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro retornará ao Brasil. A declaração foi feita nesta terça-feira, após encontro entre os dois políticos na cidade americana durante o último fim de semana.
Eduardo Bolsonaro, que deixou o país no início do ano alegando risco de prisão, estabeleceu residência nos Estados Unidos com sua família. Durante sua estadia, tem se dedicado a mobilizar apoiadores do ex-presidente Donald Trump em uma tentativa de pressionar autoridades do STF e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Ciro Nogueira, a presença de Eduardo no Brasil é fundamental caso ele decida se candidatar. “Ele precisa estar lá”, afirmou o senador, ressaltando que esta condição se aplica a qualquer candidatura que o deputado escolha disputar.
Antes mesmo de sua mudança para os Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro já enfrentava questionamentos sobre suas atividades políticas. Em fevereiro, o Partido dos Trabalhadores protocolou uma denúncia no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, acusando o deputado de quebra de decoro parlamentar. A denúncia apontava que Eduardo estava conspirando contra o governo brasileiro e o Judiciário em articulação com parlamentares americanos.
A ação do PT foi motivada pelas frequentes viagens de Eduardo aos Estados Unidos, tendo realizado três deslocamentos em apenas um mês. Durante estas visitas, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro manteve encontros com representantes da ala mais radical do governo Trump, buscando apoio contra decisões do STF e medidas adotadas no Brasil que afetavam empresas americanas.
No documento apresentado ao Conselho de Ética, o PT solicitou que “sejam adotadas todas as providências legais e regimentais pertinentes à relevância do caso”.