O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (16/07) que o governo pode precisar implementar um contingenciamento e bloqueio de verbas em 2024. A declaração veio à luz durante uma interação com jornalistas na entrada do Ministério da Fazenda, onde Haddad detalhou os possíveis cenários fiscais para o próximo ano.
‘Possivelmente. Bloqueio, caso alguma despesa supere os 2,5%. Temos um teto que não pode ser superado. O que passar, tem que haver a contrapartida de bloqueio. E contingenciamento no caso de receita, já que estamos com essa questão pendente do cumprimento da decisão do STF sobre compensação (da desoneração)’, declarou Haddad.
Sobre a questão da desoneração da folha de pagamentos, o ministro disse que está ‘negociando’ com os senadores para chegar a um acordo que seja ‘confortável’ para a Fazenda. A equipe econômica estima que o impacto dessa desoneração para 2024 seja de aproximadamente R$ 17 bilhões. Haddad enfatizou também o compromisso do governo em cumprir a meta fiscal, reiterando a necessidade de medidas rigorosas para manter a saúde econômica do país.
‘Temos um compromisso com a meta fiscal que será rigorosamente seguido’, afirmou o ministro, destacando a importância de uma gestão fiscal cautelosa e responsável.