O debate entre Joe Biden, aos 81 anos, e Donald Trump, aos 78, realizado na noite da quinta-feira (27/06), na Geórgia, foi palco de um embate pouco produtivo, mas que se encerrou com a impressão de ampla vantagem para Donald Trump. Com argumentos muitas vezes construídos com uma série de inverdades, o ex-presidente norte-americano dominou o cenário, atropelando um Joe Biden que pareceu hesitante e, em alguns momentos, confuso.
No decorrer do embate, Trump agiu conforme o esperado. Segundo o ‘New York Times’, ele proferiu pelo menos 15 afirmações falsas, já excluindo aquelas que eram enganosas, exageradas ou tiradas de contexto. Por outro lado, Biden perdeu uma grande chance de dissipar as dúvidas sobre sua capacidade e de reforçar a imagem de Trump como uma ameaça à democracia. Ao invés disso, acabou aparecendo mais nas redes como meme, viralizando em momento de confusão durante o debate.
Em um momento crítico do debate, Biden enfrentou um apagão mental que o impediu de concluir um argumento sobre o sistema de saúde, exacerbando as preocupações sobre sua aptidão. Trump, inclusive, lançou um vídeo compilando momentos de confusão de Biden, que enfrenta diversas críticas há algum tempo, por conta do seu estado físico e sua idade.
Donald Trump lanza un video con una recopilación de 95 segundos de lo peor de Joe Biden en el debate y es hasta doloroso de ver.
— Emmanuel Rincón (@EmmaRincon) June 28, 2024
Biden completamente destruido: pic.twitter.com/aaJ1MgOMRs
Em um ambiente de divisão extrema, a escolha entre reeleger Biden ou trazer Trump de volta está nas mãos dos 20% do eleitorado ainda indeciso. Diante do desempenho crítico de Biden no debate, já é especulada a possibilidade de troca de candidatura dentro dos Democratas, algo pouco usual, uma vez que é natural o atual presidente seguir na disputa para a reeleição.