O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou-se pela primeira vez sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante entrevista coletiva realizada após a cerimônia de sanção da ampliação da faixa de isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Em sua declaração, Lula destacou o momento histórico para a democracia brasileira, enfatizando que esta é a primeira vez em 500 anos que alguém é preso por tentativa de golpe no país. Sem mencionar diretamente o nome de Bolsonaro, o presidente atual ressaltou a importância da decisão judicial e o cumprimento da pena de 27 anos e três meses estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Esse país ontem (25) deu uma lição de democracia ao mundo. Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora e fez um julgamento primoroso, onde não tem uma acusação de oposição. É tudo acusação de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe neste país”, declarou Lula durante a coletiva.
O presidente também enfatizou a significância histórica do momento, destacando que além do ex-presidente, quatro generais de quatro estrelas foram presos. “Democracia não é privilégio de ninguém. É um direito de 215 milhões de brasileiros. Portanto, eu estou feliz, não pela prisão de ninguém, estou feliz porque esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”, afirmou.
Com o caso transitado em julgado, Bolsonaro e outros condenados iniciaram o cumprimento de suas penas na terça-feira (25). As condenações incluem tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.