Irã lança mísseis contra Israel em retaliação à ofensiva no Líbano

Irã lança mísseis contra Israel em retaliação à ofensiva no Líbano

Forças de Defesa de Israel pedem que população se proteja. EUA alertam sobre possíveis consequências de ataque iraniano direto

O conflito no Oriente Médio escalou drasticamente nesta terça-feira (1°), quando o Irã lançou mísseis em direção a Israel. Este ataque surge como resposta à intensificação das operações militares israelenses no Líbano, que incluem bombardeios contra o Hezbollah e uma recente ofensiva terrestre.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram o ataque iraniano e emitiram um alerta à população, solicitando que os cidadãos sigam as instruções de segurança e busquem abrigo. A mídia estatal do Irã também confirmou o lançamento dos mísseis.

O Hezbollah, grupo aliado do Irã, também intensificou suas ações contra Israel, lançando foguetes contra a principal base de inteligência militar israelense, próxima a Tel Aviv.

Os Estados Unidos manifestaram preocupação com a escalada do conflito. ‘Os Estados Unidos têm manifestado que o Irã se prepara para lançar um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel’.  ‘Apoiamos os preparativos defensivos de Israel’, alertando que ‘um ataque militar direto’ teria ‘graves consequências’ para Teerã.

Os EUA se prontificaram a auxiliar Israel na interceptação de possíveis ataques iranianos, de maneira similar ao ocorrido em abril, quando o Irã atacou Israel anteriormente.

O conflito entre Israel e o Hezbollah se intensificou após incidentes em setembro, quando dispositivos de comunicação de membros do Hezbollah explodiram misteriosamente.

A situação se agravou com a morte do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, em um bombardeio israelense no último sábado (28).

A invasão terrestre israelense no sul do Líbano, iniciada na noite de terça-feira (30), marca o mais recente desenvolvimento neste conflito em expansão.

O conflito tem suas raízes no ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, que resultou em mais de 1.200 mortes em solo israelense. A retaliação de Israel em Gaza já causou mais de 41.000 vítimas fatais, segundo dados do Ministério da Saúde do governo do Hamas.

Leia mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS