Emissões de metano desaceleram mas preocupam ONU

Emissões de metano desaceleram mas preocupam ONU

Relatório da ONU indica que redução nas emissões de metano está aquém da meta global de 30% até 2030, apesar dos compromissos de quase 160 nações

O mundo tem apresentado uma desaceleração nas emissões de metano, mas o ritmo atual ainda é insuficiente para atingir as metas estabelecidas globalmente. Um novo relatório da ONU revela que, apesar dos esforços internacionais, as medidas precisam ser intensificadas para alcançar os objetivos climáticos.

O metano, sendo mais de 80 vezes mais potente que o dióxido de carbono em reter calor ao longo de 20 anos, é responsável por aproximadamente um terço do aquecimento global. Desde 2021, quase 160 nações se comprometeram a reduzir suas emissões em 30% até 2030, em comparação com os níveis de 2020.

Panorama Atual das Emissões

* O relatório da ONU indica que as emissões continuam crescendo, com projeção de aumento de 5% até 2030 e 21% até 2050, em relação aos níveis de 2020
* Cerca de 65% dos países que apresentaram novos planos climáticos à ONU incluíram medidas específicas para o metano
* A implementação completa dos planos atuais poderia reduzir as emissões em 8%, ainda distante da meta de 30%

Principais Fontes e Soluções

* Aproximadamente 42% das emissões vêm da agricultura, principalmente da digestão animal
* 20% provém da decomposição de resíduos em aterros sanitários
* O setor energético responde pelo restante, através de vazamentos e liberação intencional durante a extração de petróleo e gás

Martina Otto, chefe da Coalizão Clima e Ar Limpo da ONU, destaca que a redução do metano oferece uma “pausa na emergência climática”. Dan Jorgensen, comissário da UE para Energia e Habitação, ressalta que os últimos cinco anos testemunharam “uma atenção e ação global sem precedentes em relação ao metano”.

Segundo especialistas, o setor energético apresenta o maior potencial para redução, com 72% das possibilidades de mitigação. Lena Höglund-Isaksson, pesquisadora sênior do Instituto Internacional de Análise Aplicada de Sistemas, enfatiza: “Precisamos de ações mais ambiciosas do que as previstas nos planos. Eles são um bom começo, mas precisamos de mais”.

O cumprimento das metas de redução do metano poderia evitar um aquecimento global estimado em 0,2 °C até 2050, tornando-se crucial para os esforços climáticos globais.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

RELACIONADAS

Nelson Antônio de Souza assume presidência do BRB

Confins e mais 16 aeroportos são vendidos para grupo mexicano

UE estabelece prazo até 20/12 para aprovação de acordo com o Mercosul

Brasil registra recorde em financiamento de veículos, mostra levantamento

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS