A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) anunciou a programação da “Virada da Liberdade”, evento que celebrará a passagem de 2025 para 2026 na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento gratuito promete uma celebração diversificada com cinco grupos musicais e um espetáculo de drones.
Programação musical
* A banda Pé de Sonho abrirá a noite com um repertório voltado para famílias. Segundo Sassá, integrante do grupo: “O réveillon tem essa imagem de uma festa mais adulta, mas acho que essa inovação aqui em Belo Horizonte é de fundamental importância para reunir a família. A gente faz uma música que é infantil, mas não é infantilizada.”
* Na sequência, o violonista Juarez Moreira apresentará seu trabalho, incluindo interpretações de Tom Jobim. O artista destacou: “É sempre bom estar representando a nossa cultura, essa bem dita “mineiridade”, então é um momento muito especial.”
* A sambista Aline Calixto e a banda Lagum comandarão o momento da virada. Pedro Calais, vocalista do Lagum, comentou: “É um evento muito democrático. É de graça, então para gente é uma satisfação também poder apresentar o nosso som e a nossa arte para uma parcela maior de Belo Horizonte.”
* O encerramento ficará por conta de Bruno Gouveia, natural de Ituiutaba, com a banda Biquíni (antiga Biquíni Cavadão).
Um dos destaques da festa será o espetáculo de drones, que promete ser o maior dos últimos tempos. Segundo a Secretária de Cultura, Bárbara Botega: “Tem o show de drones. Esse ano um show de drones super especial, diferente, com ainda mais drones envolvidos, com fogos saindo do próprio drone e uma queima de fogos.”
O evento também prestará uma homenagem especial a Lô Borges (1952-2025), que estava originalmente programado para participar da festa. Os detalhes da homenagem estão sendo mantidos em sigilo.
Para os mais dispostos, a festa continuará no Espaço Arbus, na Avenida do Contorno, com a Virada Eletrônica da Liberdade, reunindo DJs de todo o estado em apresentações de música eletrônica e hip-hop até o amanhecer.