Moscou reage a acusações polonesas de sabotagem: “russofobia”

Moscou reage a acusações polonesas de sabotagem: “russofobia”

Kremlin rebate denúncias da Polônia sobre suposta sabotagem em ferrovia estratégica para ajuda à Ucrânia, classificando as acusações como russofobia

O Kremlin reagiu às acusações polonesas sobre uma suposta sabotagem em uma ferrovia estratégica, classificando as denúncias como manifestação de “russofobia”. A situação envolve dois cidadãos ucranianos, supostamente ligados a Moscou, acusados de sabotar uma importante via férrea utilizada para o transporte de ajuda à Ucrânia.

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, manifestou-se através da televisão estatal russa, declarando que “Seria estranho se não culpassem imediatamente a Rússia”. Sem negar diretamente as acusações, Peskov acrescentou que “a russofobia, é claro, está florescendo por lá”.

O caso ganhou destaque após o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, denunciar o que chamou de “sabotagem sem precedentes” na ferrovia que conecta Varsóvia a Lublin, linha que se estende até a Ucrânia. Os incidentes ocorreram entre sábado e segunda-feira, segundo as autoridades polonesas.

De acordo com Tusk, as investigações identificaram “dois cidadãos ucranianos que operam e colaboram há muito tempo para os serviços” russos como os principais suspeitos dos atos de sabotagem. A Polônia, que é membro tanto da Otan quanto da União Europeia, tem relatado diversas tentativas de sabotagem supostamente organizadas pela Rússia desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS