Chanceler alemão diz que comitiva do país ficou “contente” ao deixar Belém após a COP 30

Chanceler alemão diz que comitiva do país ficou “contente” ao deixar Belém após a COP 30

Em discurso a empresários, Friedrich Merz relatou que nenhum jornalista da delegação quis ficar na cidade e enalteceu a Alemanha como “um dos países mais bonitos do mundo”

O chanceler alemão Friedrich Merz causou polêmica ao fazer declarações controversas sobre sua visita a Belém, durante a COP 30. Em discurso realizado no Congresso Alemão do Comércio, no dia 13 de novembro, Merz não apenas enalteceu seu próprio país como também sugeriu que a comitiva alemã ficou aliviada ao deixar a capital paraense.

Durante seu pronunciamento no evento organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), principal federação do varejo alemão, Merz fez comentários que geraram repercussão sobre sua experiência em Belém:

* Em seu discurso, afirmou que a Alemanha é “um dos países mais bonitos do mundo” e relatou ter perguntado aos jornalistas que o acompanharam: “Quem de vocês gostaria de ficar aqui?”, destacando que “ninguém levantou a mão”.

* O chanceler enfatizou que “todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”.

* Durante sua participação na COP 30, Merz teve um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e anunciou a participação da Alemanha no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), embora não tenha especificado o valor da contribuição.

O TFFF é uma iniciativa do governo brasileiro voltada ao financiamento de ações contra as mudanças climáticas, que já conta com o apoio de 34 países com florestas tropicais, representando cerca de 90% das florestas tropicais em países em desenvolvimento, incluindo Indonésia, República Democrática do Congo e China.

Em seu discurso, disponibilizado pelo governo alemão, Merz também destacou a importância de defender a democracia e a ordem econômica de seu país, declarando que “vale a pena defender nosso país, nossa democracia, nossa ordem econômica”.

A expectativa é que o TFFF receba investimentos na ordem de US$ 125 bilhões para a conservação das florestas tropicais.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS