O governo dos Estados Unidos planeja designar o Cartel de los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO), com o presidente venezuelano Nicolás Maduro sendo apontado como líder do grupo criminoso. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, neste domingo (16).
De acordo com declarações oficiais, o cartel tem corrompido instituições governamentais venezuelanas e mantém conexões com outras organizações criminosas reconhecidas, como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, sendo responsável por atividades ilícitas em escala internacional.
“Liderado pelo ilegítimo Nicolás Maduro, o grupo corrompeu as instituições governamentais na Venezuela e é responsável pela violência terrorista realizada por e com outras FTOs designadas, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa”, afirmou Rubio em publicação na rede social X.
O Departamento de Estado americano emitiu um comunicado reforçando que Maduro e seus aliados não representam o governo legítimo da Venezuela, destacando o envolvimento do cartel em atividades criminosas que afetam todo o hemisfério ocidental.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou que esta classificação poderia permitir ações militares americanas contra bens e infraestrutura de Maduro na Venezuela, embora tenha ressalvado que isso não significa necessariamente que tais ações serão realizadas. Trump também mencionou a possibilidade de diálogo com Maduro.