Um ataque israelense com drones contra um edifício residencial em Beirute resultou na morte de pelo menos quatro pessoas nesta segunda-feira (30). Este incidente marca o primeiro ataque ao centro da capital libanesa desde o início da guerra na Faixa de Gaza no ano passado. Simultaneamente, o grupo islamista palestino Hamas anunciou a morte de seu líder no Líbano em um ataque aéreo separado no sul do país.
O bombardeio teve como alvo um apartamento no bairro de Kola, em Beirute, onde residiam dois membros do grupo islamista libanês Jamaa Islamiya. Este ataque representa uma significativa escalada no conflito, que agora se estende além das fronteiras de Gaza.
• O Ministério da Saúde libanês informou que pelo menos 105 pessoas morreram nos ataques israelenses de domingo em todo o país. O ataque desta segunda-feira, no entanto, foi o primeiro a atingir o coração de Beirute desde o início do conflito em Gaza em outubro do ano passado.
• Uma fonte dos serviços de segurança libaneses declarou: ‘Ao menos quatro pessoas morreram em um ataque israelense com drones contra um apartamento do Jamaa Islamiya em Beirute’. A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), um grupo secular de esquerda, afirmou que três de seus membros estavam entre as vítimas fatais.
• Imagens televisionadas mostraram o apartamento parcialmente destruído no edifício atacado, localizado no bairro majoritariamente sunita de Kola. O incidente evidencia a expansão do conflito para áreas urbanas densamente povoadas.
• Em um desenvolvimento paralelo, o Hamas anunciou a morte de seu líder no Líbano, Fatah Sharif Abu al Amine, em um ataque aéreo separado no sul do país. Um comunicado do movimento islamista afirmou: ‘Fatah Sharif Abu al Amine, o líder do Hamas no Líbano e membro da direção do movimento no exterior, morreu em um bombardeio contra sua casa no campo de Al Bass, sul do Líbano’.
• O Hamas informou que Abu al Amine morreu junto com sua esposa, filho e filha, descrevendo o incidente como um ‘assassinato terrorista e criminoso’. A agência oficial libanesa ANI relatou que este foi o primeiro ataque aéreo a atingir o campo de refugiados palestinos próximo à cidade de Tiro.
• Nos últimos dias, Israel tem intensificado suas operações no Líbano, realizando bombardeios contra alvos do Hezbollah. Na sexta-feira, um ataque resultou na morte do líder do movimento pró-Irã, Hassan Nasrallah, sinalizando uma mudança estratégica no foco do conflito.
Estes ataques marcam uma nova fase no conflito, com Israel expandindo suas operações militares para além de Gaza e atingindo alvos em áreas urbanas do Líbano. A situação continua tensa, com o potencial de uma maior escalada regional.