O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, receberá nesta segunda-feira (17) o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para um encontro oficial focado em discussões sobre segurança pública. Bukele, que se tornou uma referência para a extrema direita internacional por suas políticas de combate ao crime organizado, encontrará os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro em meio a debates cruciais sobre segurança no Brasil.
A visita tem caráter oficial, especialmente para Flávio Bolsonaro, que preside a Comissão de Segurança Pública do Senado e solicitou o requerimento de viagem internacional no início de novembro. O encontro acontece em um momento estratégico, às vésperas da votação do “PL Antifacção” na Câmara dos Deputados.
O líder salvadorenho ganhou notoriedade internacional por sua política de encarceramento em massa como resposta à guerra de gangues que assolou El Salvador por décadas. Sua abordagem tem atraído a atenção de políticos brasileiros, como demonstrado pela visita anterior do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que também buscou intercâmbio de experiências em segurança pública, embora não tenha se reunido diretamente com Bukele.
Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde fevereiro, viajará para El Salvador em um momento delicado de sua carreira política. O deputado recentemente teve contra si formada maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) para se tornar réu em processo que investiga sua suposta atuação junto ao governo Trump em questões relacionadas a tarifas sobre exportações brasileiras.
O encontro com Bukele ocorre em meio a tensões entre governistas e oposição no Congresso Nacional brasileiro, especialmente regarding o Projeto de Lei 5582/2025, relatado pelo secretário de Segurança Pública licenciado de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP), que tem gerado intensos debates sobre métodos de combate ao crime organizado no Brasil.