O Cruzeiro sub-20 iniciou sua preparação para a temporada 2026 com a reapresentação do elenco nesta quinta-feira (13), na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte. O retorno foi marcado pela presença especial de atletas do time principal, incluindo o goleiro Marcelo e o atacante Kaique Kenji, que se juntaram às atividades da base.
O primeiro dia de trabalhos foi dedicado a avaliações completas dos atletas. A programação, realizada integralmente nas dependências da Toca da Raposa I, incluiu:
* Exames clínicos detalhados no período da manhã, conduzidos pela equipe do Departamento de Saúde e Performance do clube
* Avaliações físicas individuais para mensurar as condições dos jogadores após o período de férias
* Análises fisioterápicas específicas para cada atleta
As avaliações continuarão até sábado (15), com o início dos trabalhos em campo programados para segunda-feira (17) na Toca da Raposa II, já visando a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.
Um dos destaques da base celeste é Kaique Kenji, que já acumula experiência com dez jogos no time principal desde o ano passado, quando foi aproveitado inicialmente por Fernando Diniz. Atualmente, sob o comando de Leonardo Jardim, o atacante tem encontrado menos espaço na equipe principal, principalmente após as chegadas de Luis Sinisterra e Kenny Arroyo.
O clube passa por mudanças significativas no comando técnico da base. Luciano Dias deixou o comando do sub-20 na quarta-feira (12), e Mairon César, ex-América, é o favorito para assumir a posição. César deve reencontrar Fred Cascardo, recém-anunciado diretor de futebol das categorias de base do clube, com quem trabalhou no América entre 2019 e 2022, período em que atuou como auxiliar das equipes sub-17 e sub-20.
A próxima grande competição para a equipe sub-20 do Cruzeiro será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional torneio de base do futebol brasileiro que acontece em janeiro de 2026.