A vacinação infantil em Belo Horizonte continua apresentando índices preocupantes, mesmo após os avanços obtidos durante a pandemia da Covid-19. Das 19 doses disponibilizadas gratuitamente para crianças de até 1 ano, apenas três atingiram a meta de cobertura estabelecida para 2025, gerando preocupação entre profissionais de saúde e autoridades.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de 95% de cobertura vacinal foi alcançada somente para:
* BCG (contra tuberculose)
* Primeira dose da vacina meningocócica (contra meningite)
* Primeira dose da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)
As menores coberturas vacinais registradas são:
* Vacina contra Covid-19
* Vacina contra gripe
* Vacina pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e outras infecções bacterianas)
Jandira Lemos, assessora da Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da PBH, destaca: “Todas as vacinas têm sua importância. Nós temos vacinas e elas são de excelente qualidade para proteger toda a nossa população contra doenças que podem ser terríveis”.
Entre os fatores que contribuem para a baixa adesão à vacinação estão a disseminação de fake news e o fato de que muitos pais, já vacinados na infância, não tiveram contato com doenças já erradicadas. “Muitos não tem visto doenças como poliomelite e sarampo”, explica Jandira.
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas iniciativas para aumentar a cobertura vacinal. Durante uma recente campanha de multivacinação, foram aplicadas 90 mil doses em crianças e adolescentes de até 15 anos. Segundo Thaysa Drummond, subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde da capital, “Tivemos uma boa procura pelo imunizante que protege contra a varicela, com cerca de 9 mil doses aplicadas, e contra a meningite e a pólio, com cerca de 8 mil doses aplicadas de cada”.
A vacinação está disponível nos 153 centros de saúde da cidade, com exceção das doses contra Covid-19 e BCG, que são oferecidas em locais específicos. Para a imunização, é necessário que os responsáveis acompanhem os menores e apresentem a caderneta de vacinação, documento com foto e CPF.