Um ciclone extratropical se aproxima do território brasileiro, com previsão de atingir inicialmente a região Sul nesta sexta-feira (7) e sábado (8), seguido pela formação de uma frente fria que impactará também as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Segundo previsões do Climatempo, o fenômeno deve provocar tempestades e ventania severa em diversos estados.
De acordo com os meteorologistas, as rajadas de vento mais intensas devem atingir velocidades entre 60 km/h e 85 km/h já nesta sexta-feira, com intensificação prevista para sábado nas áreas litorâneas das regiões Sul e Sudeste. É importante ressaltar que as fortes rajadas podem ocorrer mesmo em períodos sem chuva.
* Os temporais devem começar na noite desta sexta-feira (7), atingindo inicialmente o estado de São Paulo
* No sábado, as tempestades devem avançar para Minas Gerais e Rio de Janeiro
* As áreas mais vulneráveis à ventania ciclônica incluem o sul e leste de São Paulo, Grande São Paulo, litoral paulista, vales do Paraíba e do Ribeira, todo o estado do Rio de Janeiro (incluindo Grande Rio e região Serrana Fluminense), e o Sul de Minas
O fenômeno climático deve impactar um total de nove estados brasileiros, incluindo Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Climatempo destaca especial preocupação com a região Sudeste, onde a ventania deve ser mais intensa durante o sábado (8).
As regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também devem experimentar os efeitos dos ventos do ciclone extratropical, com intensidades variáveis ao longo do período. As autoridades meteorológicas recomendam atenção especial às condições climáticas durante todo o fim de semana.