Zohran Mamdani, democrata de 34 anos, foi eleito nesta terça-feira (4) como novo prefeito de Nova York, marcando um momento histórico para a cidade. Filho de imigrantes, muçulmano e autodeclarado socialista, Mamdani conquistou a vitória com uma campanha que combinou propostas progressistas e forte presença nas redes sociais.
O novo prefeito, que assumirá o cargo em 1º de janeiro, derrotou o experiente ex-governador Andrew Cuomo, que concorreu como independente. Sua campanha ganhou destaque especialmente no TikTok, onde inclusive anunciou sua candidatura durante uma maratona.
* Nascido em Kampala, Uganda, e criado em Nova York desde os sete anos, Mamdani é filho da cineasta indiana Mira Nair
* Fluente em seis idiomas (inglês, hindi, bengali, urdu, árabe e espanhol), conquistou especialmente os eleitores da classe média
* Suas principais propostas incluem o congelamento de aluguéis para cerca de dois milhões de inquilinos, transporte público gratuito e maior taxação sobre grandes fortunas
* Durante a campanha, declarou: “Francamente, eu não acho que deveríamos ter milionários”
* O ex-prefeito Eric Adams apoiou Cuomo e acusou Mamdani de “não respeitar o Departamento de Polícia de Nova York”
* O presidente Donald Trump chegou a chamar Mamdani de “lunático comunista” e apoiou publicamente Cuomo
* Em resposta a ataques islamofóbicos, Mamdani declarou no Centro Islâmico do Bronx: “Ontem, Andrew Cuomo riu e concordou quando um apresentador de rádio disse que eu comemoraria outro 11 de Setembro… Independentemente do que digam, ainda existem certas formas de ódio que são aceitáveis nesta cidade”
O escritor Chris Hayes comparou o impacto de Mamdani ao de Barack Obama, afirmando ao The New York Times: “Eu mal havia ouvido falar de Mamdani, e não sabia que ele ia concorrer à prefeitura até ele aparecer no “feed” do meu Instagram e TikTok”.