Governo vence disputa e emplaca senador do PT na presidência na CPI do Crime Organizado

Governo vence disputa e emplaca senador do PT na presidência na CPI do Crime Organizado

Senador petista vence disputa contra Hamilton Mourão por 6 votos a 5. Alessandro Vieira será relator da comissão que investigará organizações criminosas

O Senado Federal instalou nesta terça-feira, 4, a CPI do Crime Organizado, elegendo o senador Fabiano Contarato (PT-ES) como presidente da comissão. A vitória do governo se consolidou após uma série de alterações na composição do colegiado, realizadas na manhã do mesmo dia, garantindo maioria e evitando uma derrota similar à ocorrida na CPI do INSS em agosto.

A disputa pela presidência foi levada à votação após Flávio Bolsonaro apresentar divergência à indicação de Contarato, propondo o nome de Hamilton Mourão (Republicanos-RS). O resultado final foi apertado, com 6 votos para Contarato e 5 para Mourão. Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do requerimento de criação da comissão, foi escolhido como relator.

Articulações e Mudanças

* A principal alteração na composição foi a substituição de Nelsinho Trad (PSD-MS) por Angelo Coronel (PSD-BA) na titularidade, fortalecendo a base governista
* Omar Aziz (PSD-AM) participou inicialmente da reunião de consenso, mas foi posteriormente substituído por Coronel
* Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, assumiu posição como suplente
* A oposição tentou inicialmente indicar Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como relator, sem sucesso, mudando depois para Mourão

Em resposta às críticas da oposição, Contarato defendeu sua posição: “Eu entendo as colocações do senador Flávio com relação à sigla partidária, mas os atos falam mais que as palavras. Eu jamais renunciaria às minhas convicções.”

Eduardo Girão (Novo-CE) criticou as movimentações do governo, afirmando que os novos titulares fazem parte da “tropa de choque do Lula”. Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, rebateu: “Não há nenhuma aberração. Estávamos numa sala tentando fazer uma composição entre o senador Contarato e o senador Mourão”.

Apesar das contestações, houve certo reconhecimento da oposição quanto ao perfil de Contarato. O próprio Girão admitiu que o senador “tem uma postura independente em muitos casos”, embora tenha manifestado preocupação com a possível politização da CPI sob comando do PT.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS