Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas (FCDL-MG) revelou que 43,9% dos consumidores mineiros planejam aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal. O estudo também indica que 67,1% dos entrevistados demonstram forte intenção de gastos durante o evento.
O economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, destaca: “Essa é uma data que ganhou força no Brasil, tendo em vista a oportunidade de comprar com bons descontos”. Ele acrescenta que “assim como os consumidores se beneficiam com as promoções, os lojistas aproveitam para ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”.
* 69,5% dos consumidores preferem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), acreditando encontrar melhores descontos
* 48,8% optam por compras exclusivamente online
* 40,2% planejam utilizar tanto lojas físicas quanto digitais
* 11% mantêm preferência por compras apenas em estabelecimentos físicos
* Supermercados e hipermercados lideram com 16,4% da preferência
* Eletrônicos aparecem em segundo lugar com 14,9%
* Vestuário e Farmácia empatam com 13,4% cada
Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado lidera com 53,7% da preferência dos consumidores. Em seguida, aparecem cartão de crédito à vista (17,1%), pix (13,4%), cartão de débito (8,5%) e dinheiro (7,3%).
“Esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar”, ressalta o economista da FCDL-MG.