O primeiro dos 24 novos trens do metrô de Belo Horizonte está previsto para chegar ao Brasil em dezembro, marcando o início de uma importante renovação no sistema de transporte da capital mineira. A composição, fabricada em Qingdao, China, passará por um extensivo período de testes antes de entrar em operação comercial.
O processo de implementação dos novos trens seguirá um cronograma rigoroso:
* A composição será inicialmente transportada por via marítima até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e posteriormente seguirá por via terrestre até Belo Horizonte.
* Durante três meses, o trem será submetido a mais de 60 procedimentos técnicos de avaliação, incluindo testes estáticos e dinâmicos que verificarão sistemas essenciais como tração, frenagem, sinalização e energia.
* Os testes também contemplarão aspectos operacionais como funcionamento das portas, câmeras, ar-condicionado, iluminação e comunicação entre vagões, além de simulações de emergência.
A nova série 2000 apresenta significativas inovações tecnológicas para o sistema metroviário da capital. As composições contarão com ar-condicionado, bancos mais amplos e sistemas modernos como painéis multimídia com mapas dinâmicos, contagem de passageiros em tempo real e telemetria embarcada integrada ao Centro de Controle Operacional.
Entre as características técnicas avançadas, destacam-se o sistema de frenagem regenerativa, que permite o reaproveitamento de energia durante as paradas, detectores automáticos de falhas e incêndios, além de pantógrafos automatizados para conexão com a rede elétrica aérea.
O cronograma de entrega prevê a chegada de mais três trens até junho de 2026, seguidos por seis unidades adicionais até o final do mesmo ano. A expectativa é que toda a frota de 24 composições esteja em operação até 2027, atendendo tanto a Linha 1 revitalizada quanto a futura Linha 2, que conectará o Barreiro ao centro da cidade.