O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crime organizado no Brasil. A decisão ocorre em meio a uma semana intensa no cenário político nacional, que inclui a análise da isenção do Imposto de Renda.
* O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do projeto de isenção do imposto de renda para pessoas que recebem até R$ 5 mil, busca levar a proposta ao plenário até quarta-feira, 5. Ele pretende articular os pontos finais com Alcolumbre e as lideranças partidárias, visando um texto que não precise retornar à Câmara dos Deputados.
* Davi Alcolumbre determinou a criação da CPI do Crime Organizado, que terá 11 parlamentares titulares e 7 suplentes, com prazo de 4 meses para investigação. A decisão foi tomada após operação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortos.
* “A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, declarou Alcolumbre.
Em relação ao projeto do IR, Calheiros afirmou: “Eu levarei em consideração, sobretudo, a necessidade de que o projeto vá do Senado para a sanção do presidente da República”.