Um ataque com faca em um trem na região de Cambridge, no leste da Inglaterra, resultou em múltiplos feridos e duas prisões neste sábado (1º). O incidente mobilizou as autoridades locais e causou significativa interrupção no sistema ferroviário da região.
A Polícia de Transportes do Reino Unido foi acionada por volta das 19h40 (horário local) para atender a ocorrência em um trem com destino a Huntingdon, onde diversos passageiros foram esfaqueados. As vítimas foram prontamente encaminhadas a hospitais da região.
* O trem foi interceptado e parado em Huntingdon, uma cidade próxima a Cambridge, após o alerta às autoridades
* Testemunhas relataram ao jornal The Times terem visto um homem portando uma grande faca, enquanto passageiros buscavam refúgio nos banheiros do trem. Uma das testemunhas descreveu haver “sangue por toda parte”
* A empresa London North Eastern Railway (LNER) suspendeu todas as suas operações na região durante o atendimento da emergência, solicitando que passageiros evitassem viagens
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, manifestou-se sobre o ocorrido, classificando-o como “horrível” e “profundamente preocupante”. “Meus pensamentos estão com todos os afetados, e meu agradecimento aos serviços de emergência pela sua resposta”, declarou em publicação no X.
O incidente ressalta um problema crescente no Reino Unido: o aumento constante de crimes com armas brancas na Inglaterra e País de Gales desde 2011. Apesar do país possuir uma das legislações mais rigorosas sobre armas, Starmer classificou a proliferação destes crimes como uma “crise nacional”.
Dados do Ministério do Interior revelam que aproximadamente 60 mil facas foram “apreendidas ou entregues” na Inglaterra e País de Gales em uma década. A legislação atual prevê até quatro anos de prisão para o porte de faca em público, e o governo reportou uma redução de 18% nos homicídios com armas brancas no último ano.