A China está revolucionando o transporte automotivo global com seus caminhões-cegonha gigantes, em meio a um recorde histórico de exportações de veículos. No primeiro semestre de 2025, o país exportou 3,48 milhões de automóveis, representando um crescimento de 18% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Os caminhões-cegonha chineses apresentam dimensões impressionantes:
* Podem atingir até 32 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,5 metros de altura, superando significativamente os modelos brasileiros que medem cerca de 23 metros de comprimento e 2,6 metros de largura
* Têm capacidade para transportar até 30 veículos simultaneamente, mais que o dobro da capacidade dos modelos utilizados no Brasil, que transportam em média 11 automóveis
* Contam com sistema especial de eixos para melhor distribuição do peso e maior estabilidade, mesmo em capacidade máxima
* Permitem o transporte de diferentes tipos de veículos lado a lado em dois níveis, incluindo hatches, sedãs, SUVs e utilitários
O governo chinês, no entanto, estuda implementar novas regulamentações para limitar as dimensões desses veículos. A proposta visa restringir o comprimento a 22 metros e a largura a 2,6 metros, aproximando-os dos padrões utilizados no Brasil.
As cerca de 30 mil transportadoras chinesas demonstram resistência à possível mudança, argumentando que a redução do tamanho das frotas poderia mais que dobrar os custos operacionais. O modelo atual não apenas otimiza a logística, mas também contribui para a redução de emissões de poluentes, já que um único caminhão realiza o trabalho equivalente a dois veículos convencionais.