ONU condena ataques dos EUA a embarcações no Caribe e Pacífico

ONU condena ataques dos EUA a embarcações no Caribe e Pacífico

Alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classifica operações americanas contra embarcações suspeitas como execuções extrajudiciais

A ONU fez um apelo urgente aos Estados Unidos nesta sexta-feira (31/10) para interromper os ataques contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico, classificando as ações como “execuções extrajudiciais”.

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, emitiu um comunicado condenando as operações que resultaram na morte de pelo menos 62 pessoas nas últimas semanas. As vítimas estavam em embarcações que, segundo Washington, estariam envolvidas com o tráfico de drogas, embora familiares afirmem que alguns eram apenas pescadores.

As operações acontecem em meio a crescentes tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela, com Washington intensificando sua presença militar na região como parte de uma estratégia contra cartéis latino-americanos, classificados como organizações “terroristas”. O governo americano também acusa o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de estar envolvido com o tráfico de drogas para os EUA.

“Enfrentar a grave questão do tráfico ilegal de drogas através das fronteiras internacionais é (…) uma questão de aplicação da lei, regida pelos limites rigorosos que a legislação internacional dos direitos humanos impõe ao uso da força letal”, declarou Türk em seu comunicado.

O alto comissário da ONU enfatizou que “o uso intencional da força letal só é permitido como último recurso contra indivíduos que representam uma ameaça iminente à vida”. Baseando-se nas informações limitadas divulgadas pelas autoridades americanas, Türk afirmou que nenhum dos indivíduos nas embarcações atacadas aparentava representar tal ameaça.

Em resposta aos incidentes, a ONU solicitou “investigações rápidas, independentes e transparentes sobre esses ataques”, reforçando que tais ações são inaceitáveis e devem cessar imediatamente.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS