FGV registra estabilidade no Índice de Serviços no Brasil

FGV registra estabilidade no Índice de Serviços no Brasil

Índice de Confiança de Serviços da FGV apresentou leve queda de 0,1 ponto em outubro, atingindo 88,9 pontos, refletindo desaceleração do setor

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da FGV apresentou estabilidade em outubro, com uma pequena queda de 0,1 ponto, atingindo 88,9 pontos na série com ajuste sazonal. A estabilidade é resultado de movimentos opostos entre os componentes do índice.

O economista do Ibre/FGV, Stéfano Pacini, destaca que “Após a alta mais forte do ano, o índice de confiança de serviços se mantém em patamar baixo, reforçando o sentimento de desaceleração da atividade do setor.”

Os principais indicadores apresentaram as seguintes variações:

* O Índice de Situação Atual (ISA-S) registrou queda de 1,0 ponto, chegando a 92,9 pontos, impactado pela redução no volume de demanda atual (-0,3 ponto, para 92,8 pontos) e na situação atual dos negócios (-1,6 ponto, para 93,0 pontos).

* O Índice de Expectativas (IE-S) apresentou elevação de 0,8 ponto, alcançando 85,0 pontos. Neste índice, observou-se um aumento de 3,7 pontos na demanda prevista para os próximos três meses, enquanto a tendência dos negócios para os próximos seis meses recuou 2,1 pontos.

O cenário atual continua sendo influenciado pelo pessimismo empresarial, principalmente devido às dificuldades financeiras e à política monetária restritiva. O Indicador de Desconforto, que mede a média das dificuldades enfrentadas pelo setor, como demanda insuficiente e juros elevados, mantém sua tendência de alta.

A pesquisa foi realizada pela FGV entre os dias 1 e 28 de outubro de 2025, com próxima divulgação prevista para 26 de novembro de 2025.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS