Lewandowski e Claudio Castro anunciam criação de escritório de combate ao crime organizado no Rio

Lewandowski e Claudio Castro anunciam criação de escritório de combate ao crime organizado no Rio

Ministro da Justiça e governador do Rio anunciam criação de escritório emergencial para combater crime organizado e integrar forças de segurança estaduais e federais

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciaram nesta quarta-feira (29) a criação de um escritório emergencial para combater o crime organizado no Rio de Janeiro. A iniciativa visa integrar as forças de segurança estaduais e federais, facilitando o compartilhamento de informações e a tomada de decisões estratégicas.

Durante reunião realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, que durou pouco mais de uma hora, as autoridades detalharam as medidas que serão implementadas para enfrentar a atual crise de segurança no estado. O novo órgão será coordenado pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sabugo, e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Vítor dos Santos.

“No cumprimento do plano de recuperação de território tem muitas coisas federais e estaduais. E para não deixar até situações que aconteceram dessa vez acontecerem outra outra vez, a ideia é estar os dois governos, federal e estadual, para que a gente possa derrubar barreiras de burocracia. Talvez isso seja o grande mote, a grande ideia desse escritório”, explicou o governador Cláudio Castro.

O ministro Lewandowski destacou o caráter emergencial e permanente das ações: “Nós vamos tomar algumas medidas emergenciais e uma medida mais permanente, que se projeta no tempo: esse escritório emergencial de enfrentamento ao crime organizado, onde nós vamos conjugar as forças federais com as forças estaduais para resolvermos rapidamente, celeremente, os problemas com os quais nós nos deparamos para a solução dessa crise. Nós também colocamos à disposição do senhor governador, das demais autoridades de segurança, peritos criminais que podem ser recrutados na Força Nacional e também de outros estados”.

Durante o anúncio, o governador reafirmou que não há possibilidade de solicitar uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), demonstrando que a estratégia escolhida é fortalecer a cooperação entre as esferas estadual e federal através deste novo escritório emergencial.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS