Uma mulher de 47 anos foi presa no último sábado (25) ao desembarcar em Zurique, na Suíça, transportando 8 kg de cocaína em suas malas. A suspeita havia embarcado em Salvador e, segundo investigações, faz parte de uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas.
De acordo com o diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), delegado Thomas Galdino, a ação foi resultado de uma investigação conjunta que envolveu as autoridades brasileiras. O DEIC descobriu a operação e acionou a Polícia Federal (PF) para acompanhar o caso.
A prisão ocorreu após fiscalização de rotina no aeroporto de Zurique:
* Ao chegar ao aeroporto suíço, a suspeita foi abordada pelas autoridades locais
* Durante inspeção com equipamento de raio-x, os agentes encontraram a droga escondida em suas bagagens
* A cocaína estava acondicionada em malas que, por sua vez, estavam dentro de uma bolsa de nylon
* Após o flagrante, a mulher foi autuada e encaminhada ao sistema prisional suíço
“A investigada faz parte de uma organização criminosa em Zurique, na Suíça. A investigada já vinha sendo acompanhada juntamente com todo grupo, por policiais aqui do Departamento Especializado de Investigações Criminais, pela prática de diversos crimes como tráfico de drogas internacional”, afirmou o delegado Thomas Galdino.
As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre o destino final da droga nem informaram se a suspeita receberia alguma quantia pelo transporte do entorpecente. Também não há previsão para uma possível extradição da mulher para o Brasil.
A identidade da suspeita não foi revelada pelas autoridades. O caso segue sob investigação para identificar outros possíveis envolvidos na operação de tráfico internacional.