Fiocruz alerta sobre aumento de SRAG no Acre

Fiocruz alerta sobre aumento de SRAG no Acre

Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta crescimento nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado, com rinovírus como principal agente causador

O Boletim InfoGripe da Fiocruz revelou um aumento significativo nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Acre, colocando o estado em nível de alerta. O relatório, divulgado na última quinta-feira (23), destaca o rinovírus como principal agente causador, especialmente entre crianças e adolescentes até 14 anos.

De acordo com o levantamento da Fiocruz, que corresponde à Semana Epidemiológica 42 (12 a 18 de outubro), Rio Branco apresenta nível de atividade classificado como de risco, com tendência de crescimento nas últimas seis semanas. Na região Norte, além do Acre, Pará e Roraima também registraram alta nos casos.

Panorama Nacional

* O Brasil apresenta seis unidades federativas com níveis simultâneos de alerta, risco ou alto risco, incluindo Acre, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Tocantins
* Outros 11 estados registram incidência elevada, mas com tendência estável ou oscilante
* Em 2025, o país contabilizou 197 mil notificações de SRAG, com 52,7% de casos positivos para vírus respiratórios

Distribuição dos Vírus

* Rinovírus: 38,8% dos casos positivos
* Influenza A: 21,1%
* Sars-CoV-2 (Covid-19): 15,7%
* Vírus Sincicial Respiratório (VSR): 7,8%
* Influenza B: 1,5%

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e responsável pelo InfoGripe, enfatiza: “A vacinação é a principal forma de prevenção contra as formas mais graves e óbitos causados por esses vírus”.

No Acre, entre janeiro e início de agosto, foram registrados 18.339 atendimentos por síndrome gripal. Os grupos mais afetados são crianças, idosos e pessoas com histórico de doenças respiratórias, apresentando sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor de garganta.

A influenza A tem se mostrado particularmente preocupante, sendo responsável por metade das mortes por SRAG no país este ano.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS