Túmulo de Cleópatra pode estar em porto submerso no Egito, diz arqueóloga

Túmulo de Cleópatra pode estar em porto submerso no Egito, diz arqueóloga

Arqueólogos descobrem estruturas submersas próximas ao templo Taposiris Magna que podem revelar o local de descanso da última faraó do Egito

Uma descoberta arqueológica recente no Mediterrâneo pode mudar o que sabemos sobre Cleópatra, a última faraó do Egito. A arqueóloga Kathleen Martínez, da National Geographic, encontrou um porto submerso próximo a Borg El Arab, nas proximidades do antigo templo Taposiris Magna, com o apoio do renomado explorador Bob Ballard, conhecido por descobrir o Titanic.

Durante duas décadas, Martínez tem investigado áreas subterrâneas ao redor de Taposiris Magna, desafiando teorias anteriores que apontavam o túmulo de Cleópatra próximo ao palácio real de Alexandria. O Ministério do Turismo e Obras Arqueológicas do Egito oficializou a descoberta em setembro de 2025, revelando que o local era mais que um templo, sendo também um importante centro comercial na antiguidade.

Descobertas Significativas

* A equipe encontrou em 2022 um túnel de 1,3 km de extensão sob o templo, localizado a 12 metros de profundidade, que pode ter sido usado para transportar o corpo da rainha até sua sepultura final.

* O templo era dedicado à deusa Ísis, com quem Cleópatra se identificava fortemente. “Ela não queria morrer como escrava ou prisioneira. Ela queria morrer como filha de Ísis”, explica Martínez.

* “Isso torna o templo realmente importante”, afirmou Martínez à National Geographic, acrescentando que o local “tinha todas as condições para ser escolhido para Cleópatra ser enterrada com Marco Antônio”.

A busca pelo túmulo tem sido dificultada por terremotos ocorridos entre 320 e 1303 d.C., que enterraram diversos vestígios históricos. Cleópatra VII, nascida em 69 a.C., foi uma governante excepcional, conhecida por sua inteligência e habilidade política. Segundo Martínez, ela era “filósofa, médica, química e até especialista em cosméticos”.

A história de Cleópatra é marcada por alianças políticas importantes, primeiro com Júlio César e depois com Marco Antônio, com quem teve três filhos. Após a derrota na Batalha de Ácio em 31 a.C., Marco Antônio tirou a própria vida, e Cleópatra faleceu logo depois, aos 39 anos.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS