Dudu foi o protagonista do Atlético Mineiro na noite desta terça-feira (21), ao marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra. O atacante de 33 anos saiu do banco de reservas e garantiu o empate por 1 a 1 contra o Independiente del Valle, no Estadio Banco Guayaquil, em Sangolquí, Equador, pela semifinal da Copa Sul-Americana.
O momento histórico aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo, quando Hulk recebeu a bola dentro da área e, em vez de finalizar, serviu Dudu, que apenas empurrou para o fundo das redes. O gol não apenas evitou a derrota do Galo, mas também encerrou um jejum pessoal do atacante que durava 206 dias.
O último gol marcado por Dudu havia sido em 29 de março, quando ainda defendia o Cruzeiro, em partida contra o Mirassol pelo Campeonato Brasileiro. Na atual temporada, o atacante soma 31 jogos, sendo 17 pelo clube celeste e 14 pelo Atlético, com três gols marcados no total.
A chegada de Dudu ao Atlético aconteceu em maio deste ano, após rescindir seu contrato com o Cruzeiro. O atacante assinou vínculo com o clube alvinegro até o fim de 2027, aceitando uma redução salarial significativa – passou a receber cerca de R$1 milhão, aproximadamente R$ 600 mil a menos do que recebia anteriormente.
O empate fora de casa mantém vivas as chances do Atlético na Copa Sul-Americana. As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (28), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Para avançar à final, o Galo precisa vencer por qualquer placar, enquanto um novo empate levará a decisão para os pênaltis.
Antes do confronto decisivo, o Atlético tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (25), quando recebe o Ceará em casa, às 16h, pela 30ª rodada da competição.