Uma operação realizada nesta terça-feira (21) resultou na prisão de 19 pessoas ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira. A ação, denominada “Hércules X”, foi executada de forma integrada pelo 21º Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público de Minas Gerais e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A operação mobilizou cerca de 100 agentes das forças de segurança e cumpriu 32 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de prisão temporária, 5 mandados de internação de menores e dois mandados de indisponibilidade de bens imóveis em diversas cidades, incluindo Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora, Ubá, Viçosa, Rodeiro e Rio de Janeiro.
* Durante as buscas, foram apreendidos 17 celulares, um computador, um tablete de maconha e uma balança de precisão
* As autoridades também confiscaram uma câmera de monitoramento, munições e R$ 8.709 em dinheiro
* Foram apreendidos ainda 11 motos, 4 carros, além da interdição de 2 imóveis
* Materiais relacionados ao tráfico, como microtubos para embalo de drogas, um coldre e um porta-carregador também foram encontrados
* As equipes resgataram 3 pássaros silvestres mantidos em cativeiro
Segundo o Ministério Público, os investigados são acusados de diversos crimes, incluindo tráfico de drogas, recrutamento de menores, confrontos armados, ameaças a policiais e homicídios, incluindo casos de “justiçamentos” – execuções impostas internamente pela própria organização.
A investigação revelou que o Comando Vermelho vinha expandindo suas atividades em Visconde do Rio Branco e regiões vizinhas, com foco especial no recrutamento de adolescentes como “soldados do crime”, colocando em risco tanto a vida dos menores quanto a segurança da comunidade.
A Polícia Militar destacou que alguns membros da organização são investigados por participação direta em homicídios e execuções sumárias, geralmente motivadas por disputas internas ou “quebra de conduta” dentro da facção.
Para garantir o sucesso da operação, as forças de segurança utilizaram recursos especiais como helicóptero, cães farejadores e drones para dar suporte às equipes em campo.