Descubra como fortalecer sua presença profissional e criar uma marca pessoal autêntica, mesmo sem ajuda externa, a partir de reflexão, propósito e prática
Eu construí a minha Marca Pessoal praticamente sozinha, e confirmo: sim, é possível construir sozinha(o). Não é o caminho mais fácil, mas pode ser o mais econômico, principalmente se você estiver em um momento muito crucial. Por isso, decidi vir aqui e te ajudar a construir a sua marca.
Vivemos em um mundo supercompetitivo, e quem gera mais audiência e visibilidade, é inegável, também atrai mais oportunidades. É por isso que construir marca pessoal deixou de ser um diferencial apenas para grandes líderes ou influenciadores digitais.
Hoje, qualquer pessoa pode — e deve — cuidar da forma como é percebida no mercado e na vida profissional. Construir sua marca pessoal não significa criar uma imagem artificial, mas sim alinhar quem você é, o que você faz, o que entrega para o mundo a partir de quem é, com a forma como deseja ser reconhecida(o). E a boa notícia é que você pode começar essa jornada sozinha(o), a partir do conhecimento de si e de boas escolhas. Acompanhe.
A base de uma marca pessoal começa com perguntas profundas e honestas. Antes de pensar em redes sociais ou em como se apresentar, você precisa sentar e escrever sobre si.
Quem é você? O que você busca?
Essas são as perguntas mais simples e, ao mesmo tempo, mais difíceis. Escreva uma descrição curta de quem você é, incluindo suas principais características, paixões e interesses. Depois, pense: o que você realmente deseja para sua vida profissional e pessoal? Pelo que deseja ser lembrada(o)?
O que te falta para conquistar o que deseja?
Comece com habilidades que precisa aprender ou desenvoler, depois liste recursos (financeiros ou equipamentos), e por último quem são as pessoas ocm as quais você precisa se conectar e que te ajudarão nessa empretada de conquistar o que deseja.
Qual é o seu direcionamento?
Aqui, vale explorar três pontos:
Conheça-te a ti mesmo
Produzir conhecimento de si mesmo é divino! Nos faz ter melhores escolhas e ter decisões mais assertivas.
Reconheça seus pontos fortes e as áreas em que precisa melhorar. Esse exercício é fundamental para entender como suas características influenciam sua trajetória. Afinal, sua marca pessoal será percebida a partir do que você entrega e de como se relaciona com o mundo.
Uma marca pessoal não se constrói apenas olhando para dentro, mas também entendendo como você gera impacto na vida de outras pessoas.
Como você serve e ajuda as pessoas?
Seu dom pode estar no que você faz naturalmente e com prazer — pode ser resolver problemas, inspirar, ensinar, organizar, criar. Esse talento é a essência da sua contribuição.
Sua marca será lembrada pela forma como você resolve problemas ou gera valor. O que você entrega que ninguém mais entrega da mesma forma? Esse é o ponto em que a sua autenticidade se encontra com as necessidades externas.
Qual é o seu propósito?
O propósito conecta sua trajetória ao impacto que você deseja causar no mundo. Ele não precisa ser grandioso ou revolucionário; basta ser verdadeiro e consistente. Aquilo que você faz feliz todos os dias sem que te peçam pra fazer.
Quais são os desejos e necessidades do seu cliente ou empregador?
Para ter uma marca pessoal relevante, você precisa entender o que as pessoas com quem se relaciona esperam de você. Se for no mercado de trabalho, pode ser comprometimento, inovação, liderança. Se for no empreendedorismo, pode ser confiança, resultado, empatia.
Depois de responder a todas essas perguntas, é hora de transformar o aprendizado em ação. Escreva uma breve bio sobre você, que responda a três pontos: quem você é, o que faz e qual valor entrega. Essa descrição será a base da sua apresentação profissional, seja no LinkedIn, em entrevistas ou em interações de networking.
Também é importante escolher onde e como se posicionar. Você não precisa estar em todas as redes sociais, mas deve estar presente onde sua audiência, pares ou clientes estão. Criar conteúdos que compartilhem seus valores, conhecimentos e experiências. Mas, se você não for a pessoa do conteúdo, seja a pessoa da presença digital: lembre-se um bom comentário pode ensinar outras pessoas, demosntrar seus conhecimentos e atrair atenção para o seu perfil.
Uma marca pessoal não é algo rígido. Assim como você evolui, sua marca também deve evoluir. Revise suas respostas sempre, ajuste seus objetivos e refine sua narrativa.
Construir uma marca pessoal sozinha(o) pode parecer desafiador, mas tudo começa com perguntas simples e honestas. Ao se conhecer melhor, alinhar seus valores, definir seu propósito e compreender como gera valor para outras pessoas, você cria uma presença autêntica e estratégica. Sua marca pessoal é a soma daquilo que você é com a forma como o mundo se lembra de você.
O convite é claro: comece hoje. Pegue um caderno, responda às perguntas propostas e dê o primeiro passo para construir uma marca pessoal que seja reflexo verdadeiro da sua essência e ponte para os seus objetivos.
Eu tenho um formulário ainda mais específico que aplico nas minhas Mentorias de Marca Pessoal, se você acreditar que precisa dele, me envie uma mensagem.
E se quiser apenas trocar figurinhas, me chama! Eu amo ajudar pessoas a construírem suas Marcas.
Bia Ferraz
Estrategista de Marca Pessoal | Branding + IA