Justiça determina mediação privada da 123 Milhas para resolver estornos

Justiça determina mediação privada da 123 Milhas para resolver estornos

Justiça de Minas Gerais determina processo de mediação privada para resolver impasse de chargebacks em recuperação judicial da empresa

A 123 Milhas, empresa em processo de recuperação judicial, enfrentará uma nova etapa para resolver o impasse relacionado aos reembolsos de clientes. A Justiça de Minas Gerais determinou a abertura de uma mediação privada para solucionar questões envolvendo chargebacks, que são estornos de pagamentos realizados por cartão de crédito, cujos valores ultrapassam R$ 5 milhões.

O processo de mediação surge após instituições financeiras e operadoras de cartões reivindicarem o direito de compensar estornos solicitados por consumidores que cancelaram suas compras antes do início da recuperação judicial do Grupo 123 Milhas.

A Câmara de Mediação e Arbitragem Converge Resolve Ltda, com sede em Cuiabá (MT), será responsável pela condução do processo. Participarão das negociações:

* As empresas do grupo em recuperação judicial
* Instituições financeiras e bandeiras de cartão de crédito
* Credenciadoras de máquinas de pagamento
* Entidades civis, incluindo o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Indec)
* Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag)
* Associação Brasileira de Liberdade Econômica (Able)

A juíza Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, responsável pela decisão, destacou que “no atual e moderno Sistema de Justiça, consagra-se a ideia da busca de meios alternativos de solução de conflitos, tais como a mediação ou conciliação, antes do pronunciamento judicial de mérito”.

Vale ressaltar que o caso da 123 Milhas representa a maior recuperação judicial do Brasil em número de possíveis beneficiários, com mais de 772 mil credores. A crise teve início em 18 de agosto de 2023, quando a empresa suspendeu a emissão de passagens e pacotes da linha Promo, sua opção mais econômica, que não possuía datas definidas de ida e volta, propondo ressarcimento através de vouchers.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS