O Cruzeiro deu um importante passo rumo à classificação para a Copa Libertadores ao vencer o Fortaleza por 1 a 0 no Mineirão, neste sábado (18). A vitória quebrou uma sequência negativa da equipe mineira no Brasileirão e elevou suas chances de garantir uma vaga direta na competição continental.
A Raposa vinha de resultados adversos que a distanciaram da liderança do campeonato, incluindo uma derrota para o Vasco e empates contra Atlético, Flamengo e Sport. Com o triunfo deste sábado, o time comandado por Leonardo Jardim chegou aos 56 pontos, mantendo vivas as chances matemáticas de título.
O cenário para o Cruzeiro na briga por uma vaga na Libertadores é bastante favorável:
* A diferença para o Botafogo, quinto colocado, aumentou para 13 pontos
* A vantagem sobre o Fluminense, primeiro time fora do G6, chegou a 15 pontos
* Restam apenas nove rodadas para o fim do campeonato
* Historicamente, desde 2005, quando o Brasileirão passou ao formato de pontos corridos com 20 equipes, apenas três times que atingiram 60 pontos ficaram fora da Libertadores
Na disputa pelo título, o Cruzeiro pode se beneficiar do confronto direto entre Flamengo e Palmeiras no Maracanã. Os paulistas lideram com 61 pontos, seguidos pelos cariocas com 58, enquanto a equipe mineira soma 56.
“Enquanto houver chances matemáticas, vamos seguir brigando. Temos nove jogos ainda, as coisas podem acontecer. Seguimos focados no trabalho. Voltamos a ganhar, vamos ver o que vai acontecer (em Flamengo x Palmeiras), descansar e depois preparar para buscar um resultado importante”, afirmou o zagueiro Villalba.
Na próxima rodada, o Cruzeiro terá um confronto direto crucial contra o Palmeiras, no Allianz Parque, que pode reduzir ainda mais a diferença para os líderes do campeonato. A equipe está a apenas quatro pontos de atingir a marca histórica dos 60 pontos, que praticamente garantiria sua presença na próxima Libertadores.