A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) emitiu um pedido formal de desculpas ao Atlético após o uso de serpentinas azuis durante a cerimônia de premiação do Campeonato Brasileiro Sub-17, realizada na Arena MRV.
O momento da gafe ocorreu durante o erguimento da taça no pódio montado pela CBF, quando houve o disparo de serpentinas azuis, gerando desconforto entre jogadores, comissão técnica e diretoria do clube campeão. A reação imediata dos atletas e funcionários do Galo foi de revolta, com alguns chegando a pisar e chutar as serpentinas espalhadas pelo palco.
Em nota oficial, a CBF explicou que as cores fazem parte da identidade visual da competição: “Cumpre esclarecer que decorrem da identidade visual da competição, presente inclusive no palco, pórticos e outros elementos de branding e publicidade estática da competição, bem como por ser uma das cores oficias da CBF. Ou seja, em nenhum momento a opção decorreu de qualquer associação às cores de uma das equipes finalistas e nem muito menos a de um eventual rival local”.
A entidade se comprometeu a aprimorar seus procedimentos internos para evitar situações semelhantes no futuro: “A CBF lamenta pelo fato ocorrido e registra aqui o seu pedido formal de desculpas. A CBF informa, ainda, que vai reforçar todos os seus procedimentos internos, inclusive junto aos prestadores de serviços terceirizados para sempre implementar melhorias na produção da cerimônia de premiação”.
Quanto ao jogo decisivo, o Atlético conquistou o título inédito do Brasileiro Sub-17 após vencer o Grêmio por 3 a 0 no tempo regular, com gols de Cauã Soares (2) e Ronaldo, e posteriormente nos pênaltis por 4 a 2, com destaque para o goleiro Kaio, que defendeu uma cobrança decisiva.