O Museu do Louvre, em Paris, foi alvo de um audacioso assalto neste domingo (19), quando criminosos encapuzados invadiram o local e roubaram nove peças da coleção de joias de Napoleão e da imperatriz, localizadas na Galeria de Apolo. O incidente resultou no fechamento temporário do museu.
De acordo com o jornal francês “Le Parisien”, os criminosos executaram um plano meticuloso para acessar a renomada galeria que abriga a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa. O roubo aconteceu nas primeiras horas da manhã, forçando a administração do museu a recusar a entrada de visitantes.
* Os assaltantes acessaram o edifício através de um canteiro de obras
* Utilizaram um elevador de carga para chegar diretamente à Galeria de Apolo
* Dois homens quebraram as janelas e entraram no local, enquanto um terceiro aguardava do lado de fora
* A fuga foi realizada em duas motos TMax em direção à rodovia A6, sendo registrada por câmeras de vigilância
A ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, manifestou-se sobre o ocorrido através das redes sociais: “Um assalto aconteceu esta manhã na abertura do Museu Louvre. Não há feridos a declarar. Estou no local ao lado das equipes do museu e da polícia. As averiguações estão em andamento”.
Em resposta ao incidente, a administração do Louvre determinou o fechamento do museu durante todo o dia, enquanto as autoridades conduzem as investigações necessárias para localizar os criminosos e recuperar as peças históricas roubadas.