Governo inicia demissões de indicados do Centrão após votos contrários ao governo

Governo inicia demissões de indicados do Centrão após votos contrários ao governo

Planalto inicia demissões de indicados do grupo político em cargos federais após votações contrárias ao governo na Câmara dos Deputados

O governo federal iniciou uma série de retaliações contra o Centrão após sucessivas traições em votações na Câmara dos Deputados. A medida inclui demissões de indicados do grupo político em ministérios, autarquias e bancos federais, sinalizando uma possível ruptura no relacionamento entre o Planalto e o bloco parlamentar.

A ministra Gleisi Hoffmann foi enfática ao declarar que “quem quer ficar no governo tem que votar com o governo”, comparando os aliados infiéis a visitantes que “vivem na sua casa, comem da sua comida, mas não são leais com você”. Na mesma linha, o ministro Celso Sabino utilizou uma metáfora matrimonial, afirmando que “não dá pra ser casado e levar vida de solteiro”.

O terceiro mandato do presidente Lula tem sido marcado por um relacionamento conturbado com o Centrão, caracterizado por um apoio superficial ao governo em troca de cargos na máquina federal. Um exemplo emblemático dessa situação é o caso do ministro do Turismo, filiado ao União Brasil, que não conseguiu garantir os votos de seus correligionários em favor do governo.

Crise no Ministério do Turismo

* O ministro Celso Sabino chegou a entregar uma carta de demissão após pressão partidária
* Posteriormente, recuou da decisão alegando uma conversa com o presidente
* Em sua declaração, fez referência ao Dia do Fico, afirmando permanecer pelo bem do turismo e pela felicidade do povo do Pará

A ministra das Relações Institucionais expôs abertamente o fisiologismo presente nas negociações entre governo e Congresso ao vincular as demissões à derrubada de uma Medida Provisória. Essa transparência incomum nas articulações políticas revela a fragilidade da base parlamentar do governo.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS