O Exército de Israel confirmou a identificação de dois dos quatro corpos de reféns entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha. Os corpos foram identificados como sendo de Guy Iluz, israelense de 26 anos, e Bipin Joshi, estudante nepalês de 23 anos, ambos mortos durante o cativeiro na Faixa de Gaza.
As circunstâncias das mortes foram detalhadas pelas Forças de Defesa de Israel (IDF):
* Guy Iluz foi sequestrado durante o festival de música Nova em 7 de outubro de 2023, durante o ataque inicial do Hamas. Sua morte foi resultado de ferimentos agravados pela ausência de tratamento médico durante o cativeiro.
* Bipin Joshi, que trabalhava em uma fazenda no kibutz Alumim, no sul de Israel, foi raptado e, segundo autoridades israelenses, assassinado nos primeiros meses do conflito.
* Os outros dois corpos entregues pelo Hamas ainda aguardam identificação oficial. O grupo afirma serem os restos mortais de Daniel Peretz e Yossi Sharabi, mas as autoridades israelenses dependem de análises laboratoriais para confirmação.
A entrega dos corpos coincidiu com a libertação dos últimos 20 reféns israelenses vivos, parte de um acordo mediado pelos Estados Unidos. O acordo prevê o fim das hostilidades na Faixa de Gaza e a devolução de todos os reféns, vivos ou mortos, em um prazo de 72 horas após o anúncio do cessar-fogo.
O governo israelense, através do ministro da Defesa Israel Katz, acusou o Hamas de violar o acordo. Em suas redes sociais, Katz declarou que “a tarefa urgente é garantir o retorno de todos os reféns, vivos ou falecidos” e caracterizou o atraso na entrega dos corpos como “uma violação flagrante” dos termos acordados.