Dois homens foram condenados a 21 anos de reclusão por tentativa de feminicídio com uso de ácido em Salvador. Cláudio Alves de Souza e Wesley Emanuel Silva Lima foram sentenciados na quinta-feira (9) pelo Tribunal de Justiça da Bahia, após ataque que deixou a vítima com sequelas permanentes.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o crime ocorreu em 2023, no bairro de São Caetano, em Salvador. A investigação revelou que Cláudio Alves, conhecido como Claus, não aceitou o fim do relacionamento com a vítima e, movido por ciúmes, arquitetou o ataque.
* O plano criminoso envolveu Wesley Emanuel, que devia dinheiro a Cláudio Alves. Como forma de pagamento da dívida, Wesley aceitou executar o ataque contra a ex-companheira do mandante.
* A vítima foi surpreendida quando retornava do trabalho, momento em que Wesley jogou ácido em sua cabeça e corpo, causando queimaduras graves, comprometimento parcial da visão e outras sequelas permanentes.
Na decisão judicial, foram consideradas as circunstâncias agravantes do crime, incluindo motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. O caso foi enquadrado como violência doméstica e familiar contra a mulher.
O tribunal manteve a prisão preventiva dos condenados, destacando a “alta reprovabilidade das condutas” e a “personalidade perversa e prepotente” dos réus.