INSS enfrenta tumulto em CPI com ex-presidente

INSS enfrenta tumulto em CPI com ex-presidente

Ex-presidente do INSS Alexandro Stefanutto se recusa a responder perguntas na CPI gerando conflito com relator durante depoimento

O depoimento do ex-presidente do INSS Alexandro Stefanutto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi marcado por momentos de tensão e confronto. Amparado por um habeas corpus concedido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), Stefanutto iniciou sua participação se recusando a responder até mesmo questões básicas.

A situação se agravou quando o depoente se negou a responder ao relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), sobre seu ingresso no serviço público, levando a sucessivas suspensões da sessão.

Momentos de destaque da sessão:

* O clima tenso ficou evidente quando Stefanutto declarou: “Estou aqui como testemunha, eu decido a minha resposta. Isso é uma audácia e, ao mesmo tempo, uma agressão aos meus direitos constitucionais”, ao que o relator respondeu: “O senhor me respeita”.

* Após a primeira suspensão, houve uma tentativa de acordo para que Stefanutto respondesse às perguntas básicas, mantendo-se em silêncio apenas em questões que pudessem incriminá-lo.

* O ex-presidente do INSS foi afastado do cargo após a operação Sem Desconto da Polícia Federal, que investigou descontos irregulares para entidades sindicais e associações em abril.

Investigações em Curso

O relatório da Polícia Federal aponta Stefanutto como suspeito de receber recursos desviados de aposentadorias e pensões, em um esquema que envolvia entidades sindicais, a cúpula do INSS e empresários. O Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) também identificou movimentações financeiras incompatíveis com sua renda.

Na mesma sessão, estava previsto o depoimento do ex-diretor de Benefícios do INSS André Fidelis, também afastado e acusado de participar do esquema junto com o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”. Fidelis não compareceu, apresentando atestado médico.

O ex-procurador do INSS Vírgilio Antonio Ribeiro de Oliveira, outro nome citado nas investigações, deverá prestar esclarecimentos nas próximas semanas.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS