O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (13) um histórico acordo de cessar-fogo em Gaza durante uma cúpula de paz realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito. O evento contou com a presença de mais de 20 líderes mundiais, marcando um momento significativo para as relações diplomáticas no Oriente Médio.
O acordo, considerado um dos mais desafiadores da diplomacia internacional, recebeu assinaturas de importantes líderes regionais, incluindo representantes do Egito, Catar e Turquia. A cúpula também foi palco do primeiro encontro em oito anos entre Trump e o líder da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.
“Achei que esta seria provavelmente a mais difícil, e talvez em muitos aspectos tenha sido, mas tínhamos muitos talentos. Tínhamos uma gama incrível de talentos e fomos ajudados, em particular, pelos países representados nesta mesa”, declarou Trump durante a cerimônia de assinatura.
A visita de Trump ao Egito ocorreu logo após uma breve passagem por Israel, demonstrando o papel central dos Estados Unidos nas negociações de paz na região. O acordo é considerado um marco importante para a estabilidade na região de Gaza.