O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu os critérios principais para a escolha do substituto do ministro Luis Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante entrevista à imprensa na Itália, o presidente enfatizou que a prioridade será escolher alguém comprometido com o cumprimento da Constituição, independentemente de laços pessoais.
Em declarações após o Fórum Internacional da Alimentação em Roma, Lula destacou que buscará um nome “gabaritado” para a posição. “Quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei sei se preto ou branco, quero uma pessoa, gabaritada para ser ministro. Não quero um amigo, quero um ministro que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira, essa é a qualidade que eu quero”, afirmou o presidente.
A aposentadoria antecipada de Barroso, anunciada na última quinta-feira, surpreendeu o presidente. Lula admitiu que esperava o afastamento do ministro, mas não com tanta rapidez, já que a aposentadoria compulsória estava prevista apenas para 2033, quando Barroso completaria 75 anos.
“Acho que o Brasil tem uma coisa muito interessante. As pessoas acham que podem decidir pelo governo. Indicar ministro da STF é uma tarefa eminentemente do presidente da república. O que foi precipitado foi o ministro barroso se afastar com tanta rapidez. Eu imaginava que ele fosse se afastar, mas imaginava que fosse demorar um pouco mais”, comentou Lula.
O presidente informou que ao retornar ao Brasil iniciará as conversas sobre a escolha do novo ministro. Segundo informações do Palácio do Planalto, a expectativa é que a decisão seja tomada rapidamente. Auxiliares presidenciais indicam que Lula deve se dedicar mais ao tema após seu retorno da viagem à Itália.