Davi Kamkhagi: “Viaje leve: o guia definitivo para viajar apenas com a bagagem de mão”

Davi Kamkhagi: “Viaje leve: o guia definitivo para viajar apenas com a bagagem de mão”

Confira dicas para homens e mulheres que querem viajar leve em viagens de lazer ou trabalho

Recentemente, minha mãe me ligou para decidir se despachava uma ou duas malas para uma viagem a Paris. Eu disse: “viaje somente com o que consegue carregar sozinha”. Ela acabou despachando uma mala de grande porte, que nunca chegou ao destino. O transtorno com a companhia aérea, seguro e o gasto com roupas novas (caríssimas em Paris) tornaram-se um pesadelo. O seguro reembolsou o dinheiro, mas o tempo perdido foi irrecuperável.

Coluna David Kamkhagi

Em 2024, 33 milhões de malas foram extraviadas no mundo (66% são devolvidas em até 48 horas), gerando um prejuízo de 5 bilhões de dólares. Os dados são do relatório “Baggage IT Insights 2025” da SITA Bag Manager.

Sempre admirei quem viaja só com bagagem de mão, aproveitando mais a viagem do que quem leva o guarda-roupa inteiro. Eu mesmo costumava viajar com praticamente todas as minhas roupas na mala, levando roupas novas, antigas e até peças que nem usava, e metade delas voltava intacta. Há três anos resolvi mudar: hoje viajo apenas com o essencial na bagagem de mão. Isso transformou minha experiência de viagem.

Benefícios de viajar só com bagagem de mão

Economia: muitas cias aéreas cobram caro para despachar malas, especialmente em voos internos. Em algumas tarifas, despachar a mala custa mais do que o próprio bilhete. Na minha última viagem, teria gasto R$1.500 extras só com bagagem despachada.

Praticidade: A facilidade para se deslocar é fundamental, principalmente se você tem conexões curtas entre voos ou precisa viajar entre portos, aeroportos, estações de trem, táxis e hotéis.

Tranquilidade: evita o estresse de perder malas no exterior e a necessidade de comprar itens às pressas, como aconteceu com a minha mãe.

Sustentabilidade e liberdade: viajar com o que você consegue levar nas mãos, além de ser um grande luxo, é sustentável e libertador.

Mas como compactar a bagagem sem perder conforto? Como fazer com que o pouco seja suficiente para tudo? Compartilho aqui algumas dicas, pessoais e outras baseadas em pesquisas com viajantes, de como se dar ao luxo de viajar apenas com a bagagem de mão.

Dicas gerais

– Viajar com bagagem de mão não significa levar apenas uma mala. Você pode levar uma mochila nas costas ou uma bolsa de mão para distribuir melhor as roupas.

– Selecione roupas versáteis, que combinem entre si, e que você realmente usará.

– Evite necessaire enorme. Opte por levar líquidos em embalagens pequenas (como de amostra). Shampoos e sabonetes geralmente estão disponíveis nos hotéis. Lembre-se que líquidos na bagagem de mão têm limite de 100 ml por embalagem.

– Roupas íntimas e meias podem ser lavadas no próprio chuveiro do hotel. Guarde-as dentro de tênis ou sapatos para otimizar espaço.

– Se for se hospedar em Airbnb, pesquise se há máquina de lavar roupas — isso pode ajudar bastante, principalmente em viagens longas.

Dicas para homens

– Vista o casaco ou moletom durante a viagem para economizar espaço e se proteger do frio do avião e aeroporto.

– Enrole camisetas e bermudas para otimizar espaço.

– Camisas sociais podem ser dobradas em pares (uma dentro da outra) para evitar amassados.

– Estique as calças no fundo da mala e dobre fazendo um “U”, com as roupas no meio, para evitar vincos.

Dicas para mulheres

– Defina os looks com antecedência, escolhendo as roupas que serão utilizadas a cada dia. Utilize ferramentas como o bloco de notas ou a câmera do celular para ajudar no planejamento.

– Escolha uma paleta de cores neutra para facilitar as combinações. Preto, marrom e tons básicos são mais fáceis de combinar.

– Aposte em camadas e acessórios para multiplicar os visuais.

– Roupas podem ser repetidas à medida que se viaja para diferentes locais.

– Use o sapato mais pesado durante o voo para ganhar espaço dentro da mala.

– Evite peças que amassem muito, a menos que o local tenha ferro de passar.

Viajando a trabalho:

– Invista em peças versáteis e acessórios para variar looks: blazers, camisas sociais e acessórios diferentes criam vários looks com poucas peças.

– Escolha roupas que podem ser utilizadas tanto de dia quanto à noite.

– Use camiseta de algodão por baixo da camisa social para prolongar o uso.

– Um tênis neutro pode servir para diversas ocasiões, do voo a encontros informais.

– Guarde ternos e blazers virados ao avesso para reduzir vincos.

Acessórios que valem ouro:

– Roupas non-iron, que utilizam resinas especiais para proteger o tecido e evitar que amassem, podem ser lavadas e utilizadas sem necessidade do ferro de passar. Possuem diversos tipos de tecidos, naturais ou sintéticos. Prefira tecidos de algodão para maior conforto.

– Sacos à vácuo são embalagens plásticas especiais utilizadas para compactar as roupas (através de uma bomba manual ou elétrica), reduzindo significativamente o volume das peças e protegendo os tecidos.

Onde comprar roupas non iron femininas e masculinas no Brasil:

Sacos a vácuo para roupa, com bombas manuais ou elétricas:

Mais textos do colunista

David Kamkhagi
David Kamkhagi
David Kamkhagi é empresário e empreendedor no segmento esportivo, formado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por novas experiências e culturas, acredita em um estilo de vida que equilibre trabalho, intelecto, lazer e boas relações pessoais.

RELACIONADAS

David Kamkhagi
David Kamkhagi
David Kamkhagi é empresário e empreendedor no segmento esportivo, formado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por novas experiências e culturas, acredita em um estilo de vida que equilibre trabalho, intelecto, lazer e boas relações pessoais.
Economia e Negócios