Ciro Gomes, ex-candidato à presidência pelo PDT, anunciou que não pretende mais disputar eleições presidenciais após quatro tentativas anteriores. A declaração foi feita após sua participação em uma palestra na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. As informações são da Itatiaia.
Em sua declaração, Ciro Gomes expressou preocupação com o cenário político atual, dominado pela polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O pedetista manifestou dúvidas sobre a capacidade de qualquer pessoa resolver os problemas atuais do Brasil.
“Cada vez que me candidatei, eu tinha capacidade; sabia que dava conta de resolver o problema. Hoje, tenho dúvidas se alguém tem capacidade de resolver o tamanho do abacaxi que essa maluquice de Lula e Bolsonaro produziu no país”, afirmou Ciro Gomes durante a entrevista.
Apesar de sua decisão de não concorrer, uma recente pesquisa Genial/Quaest revelou que Ciro Gomes seria o candidato mais competitivo contra o atual presidente Lula em um possível cenário para 2026. Nos resultados divulgados, Ciro aparece com 33% das intenções de voto, enquanto Lula lidera com 40% em um dos nove cenários testados.