O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende definir o destino da rede social TikTok e avançar nas negociações comerciais com a China durante uma ligação telefônica com o presidente Xi Jinping nesta sexta-feira (19). A conversa ocorre em meio a tensões diplomáticas, após Trump acusar Xi de “conspirar” contra Washington.
“Vou falar com o presidente Xi, como sabem, na sexta-feira, sobre o TikTok e também sobre comércio”, declarou Trump em entrevista ao canal Fox News. “Estamos muito próximos de acordos em tudo. E meu relacionamento com a China é muito bom”, acrescentou.
* A discussão sobre o TikTok é prioritária, após Trump adiar pela quarta vez a proibição da plataforma nos Estados Unidos. Uma lei aprovada durante o governo Biden exige que a matriz chinesa venda o controle para proprietários americanos por questões de segurança nacional.
* Trump indicou que o acordo tornaria o TikTok nos EUA “propriedade de investidores americanos, e de pessoas e empresas muito ricas”. Segundo o Wall Street Journal, um possível consórcio incluiria a Oracle e dois fundos de investimento californianos, Silver Lake e Andreessen Horowitz.
* As negociações comerciais também serão abordadas, buscando um novo compromisso sobre tarifas. O acordo atual, que expira em novembro, estabelece taxas de 30% para importações chinesas nos EUA e 10% para produtos americanos na China.
A ligação será a segunda desde a posse de Trump em janeiro e a terceira do ano. Em junho, houve trocas de convites para visitas oficiais entre os líderes, embora nenhuma viagem tenha sido confirmada.
O contexto da conversa é marcado por tensões recentes, após Xi organizar uma cúpula regional com líderes da Rússia e Índia, e convidar Kim Jong Un para um desfile militar em Pequim. Trump reagiu com críticas nas redes sociais, acusando os líderes de conspirarem contra os EUA.