A Ucrânia anunciou nesta quinta-feira (18) a recuperação de mais de 1.000 corpos de soldados, entregues pela Rússia como parte de uma troca bilateral de restos mortais. O acordo representa uma das raras áreas de cooperação entre Kiev e Moscou desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
De acordo com informações divulgadas pelo centro governamental ucraniano para prisioneiros de guerra através do Telegram, “Mil corpos, que a Rússia alega pertencer a soldados ucranianos, foram repatriados para a Ucrânia”. As autoridades ucranianas mantêm cautela quanto à identificação formal dos restos mortais recebidos.
Em contrapartida, a Ucrânia realizou a entrega de 24 corpos de soldados russos mortos em combate, conforme relatado pelo correspondente de guerra russo Alexander Kots em sua conta no Telegram.
Com esta última troca, o número total de corpos recuperados pela Ucrânia desde o início do ano ultrapassa 12.000, enquanto a Rússia recebeu algumas centenas no mesmo período. Apesar desta cooperação pontual, as negociações de cessar-fogo permanecem estagnadas, com posições aparentemente irreconciliáveis entre Moscou e Kiev.