A sexta onda de calor de 2025 no Brasil tem início nesta quinta-feira (18), afetando diversas regiões do país. O Instituto Climatempo indica que Minas Gerais, além das altas temperaturas, poderá registrar pancadas de chuva isoladas, principalmente durante a tarde.
O cenário climático apresenta variações significativas em diferentes regiões do país:
* No Sudeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo apresentam céu mais encoberto com possibilidade de chuvas fracas na região costeira. O litoral paulista também pode registrar precipitações isoladas, enquanto o interior de São Paulo mantém tempo firme com calor intenso e baixa umidade.
* Na região Sul, o Rio Grande do Sul deve enfrentar instabilidades devido à intensificação de uma área de baixa pressão. Previsão de chuvas moderadas a fortes no Oeste, Campanha, Missões e Região Central, com possibilidade de raios e rajadas de vento. Santa Catarina e Paraná mantêm tempo firme com temperaturas elevadas.
* O Nordeste apresenta instabilidades na costa leste com chuvas irregulares, enquanto o interior permanece com tempo firme e muito quente. As áreas em estiagem seguem com alto risco de incêndios florestais.
“Pode chover também, de forma isolada e com fraca intensidade, no litoral paulista. Nas demais regiões interioranas de São Paulo, o predomínio ainda será de tempo firme, com calor intenso e baixa umidade do ar marcando presença no período da tarde. O cenário permanece favorável à ocorrência de incêndios florestais, bem como à propagação daqueles já existentes”, destaca o instituto.
No Centro-Oeste, a circulação de umidade proveniente do Norte provoca instabilidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com risco de chuvas fortes e temporais. Goiás e o Distrito Federal mantêm previsão de pancadas irregulares.
A região Norte apresenta condições para instabilidades no Amazonas, Roraima e Rondônia, com possibilidade de fortes pancadas de chuva e temporais isolados. O Acre prevê chuvas isoladas, enquanto Amapá e Tocantins mantêm tempo firme com predomínio de sol.