Wagner Moura expressou sua gratidão após o anúncio da Academia Brasileira de Cinema sobre a escolha de “O Agente Secreto” como representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho, já conquistou reconhecimento internacional no Festival de Cannes.
“Estamos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano – todos excelentes! Agora, nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora”, declarou Wagner Moura em comunicado à imprensa.
O longa-metragem, que estreará no Brasil em 6 de novembro, narra a história de Marcelo, um professor universitário interpretado por Wagner Moura, que busca escapar de um passado violento e misterioso ao se mudar de São Paulo para Recife. A trama se desenrola durante o Carnaval, quando o protagonista se vê envolvido em uma série de eventos caóticos e descobre estar sendo espionado por seus vizinhos.
“O Agente Secreto” já demonstrou seu potencial internacional durante sua estreia no Festival de Cannes, em 18 de maio, onde Wagner Moura foi laureado com o prêmio de Melhor Ator, e Kleber Mendonça Filho recebeu o reconhecimento na categoria de Melhor Direção.
A cerimônia do Oscar está programada para 15 de março de 2026, em Los Angeles. Vale ressaltar que o cinema brasileiro teve destaque na edição anterior da premiação, quando “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, não apenas venceu a categoria de Melhor Filme Internacional, mas também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.