Uma nova onda de calor, a sexta registrada em 2025, está prestes a atingir Minas Gerais e outras regiões do Brasil a partir desta quinta-feira (18). Segundo dados do Instituto Climatempo, o fenômeno deve elevar as temperaturas em praticamente todo o território mineiro, com destaque para as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste e Norte.
O impacto desta onda de calor promete ser significativo, com previsão de temperaturas até 5°C acima da média normal para setembro. Em Belo Horizonte, existe a possibilidade de quebra do recorde de calor do ano, que atualmente é de 34,4°C, registrado em 21 de janeiro de 2025.
* Na região Sudeste, as temperaturas podem se aproximar dos 40°C, especialmente nas áreas do Centro-Oeste e Norte de Minas Gerais e São Paulo
* O fenômeno deve persistir até a próxima segunda-feira (22), afetando também o Norte do Paraná
* Capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória podem atingir seus recordes de temperatura em 2025
De acordo com o Climatempo, o fenômeno é resultado do aumento da insolação (número de horas de sol) e da ausência de entrada de ar frio polar pelo interior do país. O cenário é ainda mais preocupante em outras regiões do Brasil, onde as temperaturas podem ultrapassar os 40°C em diversos locais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
As análises do Instituto Climatempo indicam que nas áreas mais afetadas, marcadas em vermelho no mapa de referência, as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média normal para setembro. Já nas regiões marcadas em laranja, o calor será intenso, mas com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média para esta época do ano.
A previsão indica ainda possível quebra de recordes de calor para 2025 em outras capitais brasileiras, como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas, evidenciando a amplitude e intensidade desta nova onda de calor que atinge o país.