IBC-Br do Banco Central recua 0,5% em julho

IBC-Br do Banco Central recua 0,5% em julho

Índice de Atividade Econômica do BC apresenta retração após ajuste sazonal, sinalizando desaceleração da economia em linha com estratégia monetária

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como “prévia do PIB”, registrou queda de 0,5% em julho, conforme dados divulgados pelo Banco Central do Brasil nesta segunda-feira (15). O resultado considera o ajuste sazonal, método que permite a comparação entre diferentes períodos.

A desaceleração da atividade econômica já era prevista tanto pelo mercado financeiro quanto pelo próprio Banco Central, principalmente devido ao cenário de juros elevados. Com a taxa Selic em 15% ao ano, maior patamar dos últimos 20 anos, a instituição tem sinalizado a manutenção deste nível por um “período bastante prolongado”.

Perspectivas econômicas

* O mercado financeiro projeta um crescimento do PIB de 2,16% para 2025, número inferior aos 3,4% registrados no ano anterior
* O Banco Central mantém sua projeção de expansão em 2,1% para o ano corrente
* A desaceleração econômica é vista pelo BC como parte estratégica no controle inflacionário, sendo considerada um “elemento necessário para a convergência da inflação à meta”

Análise técnica

* Conforme a ata da última reunião do Copom, o “hiato do produto” permanece positivo, indicando que a economia opera acima de seu potencial de crescimento sem pressionar a inflação
* O BC destaca que a atividade econômica doméstica apresenta moderação no crescimento, com resultados variados entre setores e indicadores

É importante ressaltar que, embora o IBC-Br seja considerado uma prévia do PIB, sua metodologia difere da utilizada pelo IBGE. O indicador do Banco Central incorpora estimativas para agropecuária, indústria, serviços e impostos, mas não considera o lado da demanda, que é contemplado no cálculo do PIB oficial.

O IBC-Br representa uma das principais ferramentas utilizadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país, pois um maior crescimento econômico pode gerar pressões inflacionárias, influenciando decisões sobre a política monetária.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS